Bahapet

Pasta de dentes canina: como tratar o mau hálito nos cães

Se o seu pet está com mau hálito, o primeiro passo é higienização com uma pasta de dentes canina! Leia este blog para descobrir os motivos do “bafinho” nos cães.
Compartilhe este blogpost:

Você já notou um cheirinho ruim vindo da boca do seu pet? O mau hálito em cães acontece por vários motivos, e é preciso descobri-los para iniciar um tratamento. No entanto, a pasta de dentes canina é sempre a sua principal aliada na higiene bucal do seu melhor amigo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo e confira, no blog abaixo, as principais informações a respeito do mau hálito em cachorros.

Por que cachorro tem mau hálito?

O mau hálito em cães pode significar algumas coisas, desde alterações nos dentes até doenças ou problemas de higiene. Abaixo, veja alguns dos principais motivos para o aparecimento do “bafinho”:

Higiene inadequada

Os cães não precisam ter os dentes escovados todos os dias, como nós humanos. No entanto, a higienização precisa ser feita com uma certa periodicidade. Caso contrário, o acúmulo de bactérias causa a formação do tártaro – que ocasiona o mau hálito.

Alimentação

O seu cãozinho costuma comer comidas caseiras e/ou cruas? Isso pode estar alterando o equilíbrio bacteriano da boca dele, causando o aumento no mau hálito!

Além disso, ao notar o cheiro ruim, é bom observar se o seu pet não comeu algo indevido. Alguns cães tem o hábito de comer fezes, o que pode causar um cheiro forte imediatamente após a ingestão.

Doença periodontal

O tártaro, mencionado no tópico acima, precisa ser tratado assim que identificado. Isso porque ele pode levar a inflamação na gengiva, o que aumenta ainda mais o mau hálito. É a chamada doença periodontal.

Além disso, essa condição pode acometer o ligamento que mantém os dentes presos. Ou seja, é possível que o seu pet perca os dentinhos.

Doenças hepáticas

As doenças hepáticas, ou seja, aquelas que atingem o fígado, também podem causar mau hálito. Isso porque o fígado, junto com os rins, atua como um filtro de toxinas no organismo. Quando essa filtragem não está sendo feita da forma correta, ocorre o bafo.

Vale mencionar que essas doenças costumam vir acompanhadas de sintomas como pele e mucosas amarelas, falta de apetite, vômito e perda de peso.

Diabetes

Quando o mau hálito indica diabetes, o bafo tem um cheiro que lembra a acetona. Isso acontece porque, antes do diagnóstico, o organismo do cãozinho fica desregulado. Além do mau hálito, a diabetes também se manifesta com perda de peso, aumento da sede, alterações no apetite e aumento da frequência em que o cão faz xixi.

Pasta de dentes canina x pasta de dentes humana: qual usar?

Além de investigar possíveis doenças, o primeiro passo após notar o mau hálito no seu pet é fazer a higiene dental. Essa é a hora que você se pergunta: qual pasta de dentes eu devo usar? A resposta é simples: a escovação deve ser feita com uma pasta de dentes canina.

Apesar de eficaz para os nossos dentes, a pasta de dentes humana não deve ser usada em cachorros. Isso porque o cãozinho pode ingerir o produto, que contém componentes tóxicos para pets, como xilitol e flúor. Essa ingestão pode causar diarreia, vômitos, danos no fígado e até convulsões. Por outro lado, a pasta de dentes canina é fabricada de forma que sua ingestão não traz problemas ao bichinho. Ou seja, é o jeito certo de eliminar o mau hálito! Aqui no BahaPet, você encontra várias opções para deixar os dentinhos do seu pet brilhando. Continua acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de saúde e higiene canina.

Posts relacionados