Se você está pensando em adotar um hamster, saiba que os roedores são opções adoráveis e muito divertidas! Dos dentes à personalidade, é impossível não morrer de amores por estes animais – que costumam ser os favoritos da criançada.
Para conhecer um pouco mais sobre os hamsters, confira nossa seleção de curiosidades e informações interessantes sobre esses animais.
Leia o blog abaixo para conferir!
Confira seis curiosidades sobre os roedores
Os hamsters são animais carismáticos e inteligentes, além de alcançarem altos níveis de fofura! Abaixo, conheça algumas de suas principais curiosidades.
Hamsters tem 16 dentes – e eles não precisam ser escovados!
Apesar de 16 parecer um número baixo, os dentes dos hamsters são muito eficientes! Os incisivos superiores e inferiores têm crescimento constante, ou seja, nunca param de crescer. É importante dar objetos para o hamster roer. Isso evita problemas futuros, já que os dentes precisam ser gastos.
Por conta de sua cor amarelada, algumas pessoas acreditam que os dentes dos hamsters precisam ser escovados. No entanto, é a própria alimentação dos roedores que faz a limpeza.
A origem do nome “hamster”
Hamsters têm bolsas expansíveis nas bochechas que utilizam para armazenar comida e transportá-la para seus ninhos. E é daí que vem o nome desse pet! A palavra vem de “hamstern”, palavra alemã que significa armazenar. Essa é a descrição perfeita, já que o bichinho consegue armazenar até 1/3 do próprio peso nas bochechas.
Hamsters domésticos não hibernam
Em ambientes selvagens, os hamsters podem entrar em estado de hibernação quando as condições são muito frias. No entanto, hamsters domésticos geralmente não entram em hibernação, a menos que estejam expostos a temperaturas extremamente baixas.
Eles são daltônicos
Os hamsters possuem hábitos noturnos. Por isso, sua visão é mais eficiente a noite. Isso os torna daltônicos, o que significa que eles não conseguem ver cores como os humanos. No entanto, eles são muito sensíveis à luz e usam muito o olfato e o tato.
Reprodução rápida
Esses roedores têm expectativa de vida de dois a três anos. Logo, sua reprodução também segue um ciclo rápido. Eles já são capazes de se reproduzir a partir dos dois meses de idade.
O período de gestação de uma hamster fêmea é curto, geralmente durando entre 15 a 20 dias, dependendo da espécie. Elas podem ter várias ninhadas ao longo do ano. Após o nascimento, os filhotes já podem comer sólidos e beber água a partir dos 15 dias de vida.
Hamsters são inteligentes
É comum assistirmos vídeos de hamsters andando em labirintos, e conseguindo encontrar o caminho certo com facilidade. Isso é porque eles são bastante inteligentes, podendo aprender truques e até mesmo atender seus próprios nomes. Já deu para notar que os roedores são animais carismáticos, adoráveis e perfeitos para se ter em casa, não é? O BahaPet conta com tudo o que você precisa para cuidar do seu novo melhor amigo. Venha conhecer!