Bahapet

Porquinho-da-índia: tudo o que você precisa saber antes de comprar o roedor

Você está pensando em comprar um porquinho-da-índia? Leia este blog e saiba tudo sobre essa espécie de roedor.
Compartilhe este blogpost:

O porquinho-da-índia é o pet ideal para aqueles que desejam uma companhia sociável, carinhosa e fácil de cuidar. Perfeito para lares com crianças, o animal se amarra em brincadeiras e se adapta facilmente em casas ou apartamentos.

Mas, na hora de adotar um novo amiguinho peludo, é preciso saber o que o espera. É por isso que o BahaPet preparou o artigo abaixo, com todas as informações sobre os porquinhos-da-índia!

Continue lendo para saber tudo do assunto.

O que saber antes de comprar um porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um animal doméstico, com comercialização e adoção permitidas no Brasil. Assim como acontece com cães e gatos, não é preciso realizar regularizações junto às autoridades para levar o bichinho para casa.

Se você está pensando em prosseguir com esses planos, leia os tópicos abaixo antes de ir ao petshop para escolher o seu novo pet.

Alimentação

Para a alimentação saudável do porquinho-da-índia, você deve oferecer ração duas vezes por dia. Frutas e legumes (como maçã, tomate, couve e cenoura) podem ser oferecidos como petiscos.

Há ainda o feno, que deve ser colocado na gaiola, para que esteja sempre à disposição do animal. Esse alimento garante bastante fibra e melhora a saúde dos dentes do roedor.

Espaço

Esses roedores precisam de espaço! Por isso, invista em uma gaiola de cerca de 120cm de comprimento e 160cm de largura. Outra ideia é comprar grades e montar um cercadinho em um canto específico da sua casa. Mas lembre-se de escolher um local com uma temperatura amena, sem calor ou frio excessivos.

Os porquinhos-da-índia gostam de se esconder na hora de dormir. Por isso, certifique-se de que haja um local para isso – como uma casa de papelão ou uma cabana de tecido.

Higiene

Assim como qualquer espécie, a falta de higiene pode causar doenças nos porquinhos-da-índia. Por isso, é necessário trocar a forragem da gaiola a cada três dias, seja ela feita com serragem ou pedaços de jornal.

Estes animais não exigem banhos semanais, já que costumam se limpar sozinhos. Converse com o seu veterinário sobre a necessidade de limpá-los somente quando estiver calor ou uma vez a cada quatro meses.

Acessórios

De nada vale uma gaiola grande sem acessórios para o seu pet brincar! Encha o espaço de tocas, túneis e brinquedos de madeira. Além disso, deixe coisas que ele possa roer para garantir a saúde de seus dentinhos.

Cuidados e dicas importantes

  • Tenha paciência e reserve tempo para o animal se adaptar ao novo espaço e aos humanos;
  • Ao manejar o porquinho-da-índia, tenha cuidado para não o machucar e acabar levando uma mordida;
  • É indicado ter mais de um porquinho-da-índia em casa – assim, eles podem brincar entre si! Mas certifique-se de que os dois sejam do mesmo sexo, para evitar a procriação descontrolada;
  • Leve o seu pet ao veterinário para check-ups anuais ou no caso de mudanças de comportamento ou outros sintomas.

O porquinho-da-índia é um animal dócil, sociável e muito carinhoso. Ou seja, trará muita felicidade e brincadeiras à sua família! E aqui, no BahaPet, você encontra todo o necessário para preparar a sua casa para a chegada do novo membro. Venha conhecer o nosso espaço!

Posts relacionados