Apostar nas plantas é uma ótima maneira de decorar o ambiente, trazendo ainda a proximidade com a natureza e o aconchego. Mas o receio de não saber mantê-las é o que afasta muitas pessoas de se tornarem “pais de planta”. No entanto, há diversas espécies que são fáceis de cuidar, perfeitas para quem não tem tempo ou vocação para cuidar daquelas que exigem mais atenção.
Neste artigo, confira os principais exemplos e escolha a que mais combina com a decoração da sua casa ou jardim.
Confira 7 plantas fáceis de cuidar
Há inúmeras espécies de plantas que resistem aos esquecimentos e descuidos, exigindo cuidados mínimos e trazendo uma beleza inconfundível ao ambiente. Confira algumas opções abaixo:
Espada-de-são-jorge
Resistente e tolerante à negligência, a espada-de-são-jorge é conhecida por sua capacidade de purificar o ar. Ela pode crescer em condições de pleno sol ou meia-sombra. Para mantê-las, basta regar uma vez por semana, tendo cuidado para não encharcar o solo.
Jiboia
A jiboia é uma planta tropical que pode ser cultivada em ambientes internos e externos. Por ser muito resistente, a planta requer pouca manutenção. Ela deve ser regada duas vezes por semana, desde que tenha acesso a um pouco de luz natural.
Violeta
Quem deseja trazer cor ao ambiente pode apostar nas violetas, uma planta de cultivo muito simples. Devido ao seu tamanho, ela pode ser cultivada em vasos pequenos. O ideal é que seja cultivada em um local protegido do sol direto, porém com muita claridade. A planta deve ser regada somente quando a terra estiver seca.
Cactos e suculentas
As suculentas são conhecidas por sua resistência e requerem pouca água. Elas armazenam água em suas folhas grossas, o que as torna ideais para quem esquece de regar com frequência. Já os cactos são extremamente resistentes e precisam de pouca água. Ou seja, as duas espécies são ótimas para quem tem uma rotina agitada e não pode se dedicar totalmente às plantas.
Samambaia
Comuns na grande maioria das casas brasileiras, as samambaias são perfeitas para varandas e espaços abertos. Isso porque elas precisam de ambientes bem iluminados e arejados. No entanto, é preciso se atentar a não deixar a planta no sol direto, já que pode queimar suas folhas. As regas devem ser feitas de uma a duas vezes por semana, mantendo o solo úmido.
Costela-de-adão
As lindas folhas da costela-de-adão dão personalidade a qualquer ambiente! E a melhor parte é a sua versatilidade. A planta pode ser cultivada em vasos ou canteiros, desde que em espaços sem sol direto. Ela deve ser regada regularmente, sem deixar que o solo fique seco.
Pata-de-elefante
A folhagem é o ponto alto da espécie pata-de-elefante, que pode ser cultivada em jardins ou vasos. Por conseguir crescer com pouca água, ela não exige muita manutenção e sobrevive por bastante tempo sem regas. Apostando em plantas fáceis de cuidar, não há desculpas para não adicionar a natureza à sua decoração, não é? Aqui, no BahaPet, você encontra todas as opções listadas acima e muito mais! Venha conhecer o nosso espaço e escolher espécies que vão lhe encantar.