Você já se perguntou se cães podem ter ansiedade? A resposta é sim! Se o seu cachorro está apresentando mudanças no comportamento, tremores e problemas de alimentação, esse pode ser o motivo.
No blog abaixo, você confere os sinais de ansiedade canina, os possíveis motivos para isso e as estratégias para lidar com essa condição.
Continue lendo para conferir!
Como saber se o seu cachorro tem ansiedade
Identificar se um cachorro está sofrendo de ansiedade requer observação atenta do comportamento do animal. Se o seu cão não é agressivo, por exemplo, episódios de latidos excessivos e mordidas podem indicar que há algo errado.
Alguns dos mais comuns sinais de ansiedade são:
- Comportamento destrutivo (mastigar móveis, sapatos ou outros objetos);
- Urina e fezes em locais inadequados;
- Latidos excessivos;
- Comportamento inquieto;
- Tremores;
- Problemas de alimentação;
- Agressividade;
- Dificuldade para dormir;
- Inquietação na hora de comer.
Por que a ansiedade acomete os cachorros?
Cães podem desenvolver ansiedade por diversas causas. Como cada animal é único, é importante observar os padrões e os comportamentos que podem estar causando esse tipo de problema. Abaixo, confira alguns dos principais tipos de ansiedade canina e por qual motivo elas acontecem.
Solidão
Cães são animais sociais e muitos deles podem se sentir ansiosos quando ficam sozinhos por longos períodos. Isso é conhecido como “ansiedade de separação”, e acontece quando os bichinhos desenvolvem uma dependência pelo tutor. Para diminuir essa dependência, o ideal é que o tutor não faça uma grande cena de “despedida” dos dois, assim como não festejar muito ao chegar em casa.
Mudanças na rotina
Mudanças repentinas na rotina do cão, como mudanças na programação de alimentação, passeios ou local de dormir, podem causar ansiedade.
Trauma
Cães que passaram por situações traumáticas, como abusos, abandono ou eventos assustadores, podem desenvolver ansiedade. A inquietação na hora de dormir ou comer são os principais sinais disso.
Falta de estímulos
Cães precisam de exercício físico e mental adequados. A falta desses estímulos pode levar ao tédio e à ansiedade. Por isso, é importante fazer passeios e brincadeiras diariamente com o seu pet.
Problemas de saúde
Doenças físicas ou outros desconfortos, como feridas e alergias, podem levar a mudanças comportamentais, incluindo ansiedade.
Envelhecimento
Assim como com os humanos, o envelhecimento causa muitas mudanças físicas e mentais ao animal. Por conta disso, o seu bichinho pode acabar desenvolvimento ansiedade.
Como lidar com os sintomas de ansiedade no seu cachorro?
Para ajudar um cão ansioso, é importante identificar a causa da condição. Em alguns casos, a assistência de um profissional, como um veterinário ou um especialista em comportamento canino, pode ser necessária.
No geral, a melhor forma de melhorar a ansiedade dos cães é tornando-os animais independentes e acostumados com uma rotina. Levar o pet para passear todos os dias é fundamental, assim ele gasta as energias e ainda pode socializar com outros cachorros.
Outras ideias incluem treinamento de obediência, brinquedos interativos ou, até mesmo, o uso de medicamentos, dependendo da gravidade da situação. Se você acredita que o seu cachorro está sofrendo de ansiedade, busque um profissional para identificar o caso e começar o tratamento necessário. Seja qual for a estratégia indicada, o BahaPet tem tudo o que o pet precisa para uma vida mais saudável e feliz. Venha conferir as nossas ofertas!