Quem tem pets de diferentes espécies sabe: é inevitável que um roube a comida do outro. Quando isso ocorre entre pássaros e mamíferos, a preocupação é maior. Assim, surgem dúvidas como: papagaio pode comer ração de cachorro?
Neste artigo, vamos analisar a alimentação das duas espécies e responder, de uma vez por todas, a essa questão.
Continue lendo para conferir!
Alimentação de papagaio × alimentação de cachorro: quais são as diferenças?
Por serem de espécies diferentes, é natural que a dieta dos papagaios difira da dieta canina. Isso em razão das necessidades nutricionais e biológicas de cada animal.
Os cães precisam de um mínimo de 24% de proteína bruta em sua alimentação, enquanto os papagaios precisam de apenas 13,50%. Quanto ao extrato etéreo, este precisa ser de no mínimo 15% para os cães e 9% para os papagaios.
Enquanto os mamíferos precisam de um máximo de 10% de fibras, os pássaros exigem apenas 3,1%. Os únicos componentes com uma quantidade próxima para as duas espécies são a umidade (11% para cães e 12% para papagaios) e os minerais (6,3% para cães e 4% para papagaios).
Analisando os números acima, fica óbvio que os papagaios não podem ser alimentados com ração de cachorro. O certo é comprar uma comida própria para a espécie, garantindo sua saúde e sua disposição.
E se meu papagaio roubar a comida do cachorro?
Se a sua casa foi palco do eventual “roubo de ração”, não se preocupe! Apesar de o papagaio não poder viver da alimentação canina, comer alguns grãos da ração não vai imediatamente fazer mal ao animal.
O certo a se fazer é observar o pássaro por algumas horas. Isso porque alguns papagaios podem ter problemas gastrointestinais específicos, que podem fazer com que passem mal. Caso isso aconteça, leve o animal ao veterinário urgentemente.
No entanto, tenha atenção. Se a ação de roubar a ração dos cães não for eliminada, ela pode levar a um hábito prejudicial. Por isso, ao notar a ocorrência pela primeira vez, certifique-se de manter a comida canina fora do alcance do papagaio.
Conheça outros alimentos proibidos para os papagaios
A fim de garantir a saúde e a longevidade dos papagaios, é preciso se atentar aos alimentos que lhes é oferecido. Para isso, a melhor saída é contar com as rações específicas para essa espécie. Assim, o pássaro tem acesso aos nutrientes devidamente balanceados.
Entre os alimentos que não podem ser oferecidos ao animal, destacam-se:
- Abacate;
- Alho;
- Cebola;
- Tomate;
- Berinjela;
- Batatas cruas;
- Alface;
- Sementes de maçã, melão ou pera;
- Caroços de pêssego;
- Ameixa;
- Alimentos industrializados, como biscoito ou chocolate;
- Sucos artificiais;
- Carnes;
- Café;
- Leite.
Agora você já sabe: seu papagaio não pode ser alimentado com ração de cachorro – mas, alguns grãos eventuais não são uma grande preocupação. Continue acompanhando o blog do BahaPet para saber mais sobre a saúde de todos os seus animais de estimação.