Você já se perguntou se o seu peixe de estimação tem sentimentos, noção de memória e sensação de dor? Apesar da espécie ser completamente diferente de nós, humanos, os peixes são considerados animais sencientes.
Leia o artigo abaixo para saber mais sobre a senciência e como ela se manifesta nos peixes.
O que é senciência?
Chamamos de senciência a capacidade dos seres de experimentar diversas sensações e emoções de forma consciente, podendo ser positivas ou negativas, incluindo a dor, o prazer, a alegria ou o medo.
A senciência humana é mais complexa que a animal e, ainda assim, se difere de acordo com as inúmeras espécies. A nossa facilidade em ler as expressões animais também tem influência em como entendemos a sua senciência.
Os peixes são animais sencientes?
Como foi dito acima, as expressões animais são responsáveis por grande parte do nosso entendimento de sua senciência. Por isso, é mais difícil entender esse conceito quando se trata dos peixes.
Por não terem expressões faciais e não emitirem sons, esses animais são muito distantes dos humanos, e é daí que surge a dúvida: os peixes tem sentimentos?
No entanto, há estudos que comprovam que sim, os peixes são animais sencientes. Eles possuem sistema nervoso, assim como capacidades cognitivas, intelectuais e emocionais.
Eles sentem dor e podem reagir para aliviar as áreas machucadas. Além disso, esses animais possuem memória! Algumas espécies podem, até mesmo, reconhecer o rosto de seu tutor.
Quanto às emoções, os peixes sabem identificar os ambientes agradáveis e as situações de estresse. Em momentos negativos, a temperatura corporal do animal sobe.
Também contam com um senso de comunidade. Eles sabem determinar os melhores parceiros para diversas ações, como explorar novos territórios e acasalar. A comunicação entre eles é feita com sons emitidos por partes do corpo, já que os peixes não possuem cordas vocais.
Posso formar uma ligação com o meu peixe?
Já foi estabelecido que os peixes têm sentimentos e memória. Ou seja, é possível que uma conexão seja criada entre o animal e o seu dono. Para isso, basta oferecer os melhores cuidados ao seu pet, como:
Manter o aquário limpo
Para os peixes, as sensações boas são associadas aos ambientes. Assim, se o aquário em que ele se encontra estiver sujo e desconfortável, fica mais difícil ele se sentir bem e gostar do dono. Garanta um ambiente limpo, agradável e positivo ao animal.
O alimentar corretamente
Os peixes adoram o momento da alimentação! Se você for a pessoa que sempre oferece comida, nos horários e nas quantidades certas, ele vai associar a sua imagem a algo bom.
Interagir com o animal
Apesar de não podermos fazer carinho, ainda há formas de interagir e brincar com os peixes. Converse com o animal, faça movimentos com o dedo no vidro (sem bater!) para que ele siga e tente alimentá-lo direto da sua mão. Após ler este blog, você com certeza entende melhor os sentimentos do seu peixe! Acompanhe o blog do BahaPet para continuar conferindo conteúdos interessantes sobre a saúde e o bem-estar dos seus animais de estimação.